Outras Notícias

FacebookTwitterRSS Feed

474934951_122097941342773589_2617578981893061891_n.jpg

Cuba está sujeita a um desumano bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos EUA. 

Um bloqueio que constitui uma flagrante violação do direito internacional e que visa obstaculizar o desenvolvimento económico e social de Cuba, afetando profundamente o dia a dia do povo cubano nas suas necessidades básicas. 

A decisão da reintrodução de Cuba na arbitrária lista dos EUA de alegados «países patrocinadores do terrorismo», por parte da Administração Trump – após seis dias da sua retirada por parte da Administração Biden – pretende agravar ainda mais o cerco imposto a Cuba. 

Estas medidas coercivas e penalizadoras impostas pelos EUA violam os direitos humanos. 

Enfrentando exigentes dificuldades e desafios, o povo cubano mantém-se determinado na defesa da sua soberania e independência, mostrando ao mundo que se recusa a ceder a sua dignidade e o direito de decidir o seu próprio caminho. 

O fim do bloqueio imposto pelos EUA é ampla e reiteradamente exigido internacionalmente, nomeadamente em inúmeras resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas, as quais Portugal tem votado favoravelmente. 

A justa exigência do fim deste bloqueio é parte integrante da luta por um mundo de paz e cooperação, livre de ingerências, sanções e guerras. 

Cuba, que tão solidária é com o mundo, é também merecedora da nossa solidariedade! 

O agravamento do bloqueio a que Cuba tem estado sujeita requer uma ainda maior mobilização de vontades, da ajuda, da generosidade. 

Nesse sentido, diversas entidades decidiram promover a campanha de solidariedade “Por Cuba! Fim ao Bloqueio!”, apelando à contribuição solidária de todos de múltiplas formas, reafirmando a exigência do fim deste desumano bloqueio e expressando, de forma inequívoca, a solidariedade do povo português para com Cuba.

Podes contribuir para esta campanha de diversas maneiras!
Financeiramente para o NIB: PT50 0033 0000 0058 0164 1169 7
Ou com materiais: descobre quais e como enviando email para: Este endereço de correio electrónico está protegido contra leitura por robôs. Necessita activar o JavaScript para o visualizar.