Outras Notícias

os cinco 1 20140228 1517325565

Socorro Gomes, presidente do Conselho Mundial da Paz, enviou uma carta ao presidente dos EUA, onde é exigida a libertação imediata dos três cubanos injustamente presos naquele país.  

O texto da carta:

"São Paulo, 4 de Junho de 2014
SR. BARACK OBAMA
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS
 
Senhor presidente,
 
Da mesma forma que muitos movimentos sociais, personalidades do meio acadêmico, científico e artístico, e especialmente renomados juristas estrangeiros, venho, na condição de presidente  do Conselho Mundial da Paz,interceder em favor da imediata liberação dos 3 cidadãos cubanos, injustamente presos  nos Estados Unidos por protegerem seu país de atentados terroristas.

 

Refiro-me a Antonio Guerrero Rodríguez, Gerardo Hernández Nordelo e Ramón Labañino Salazar, que foram condenados em um processo no qual diversos juristas e associações internacionais de advogados, promotores e juízes contestaram os métodos empregados e as penas que chegam  a  duas prisões perpétuas. Como foi exaustivamente exposto, eles não estavam nos Estados Unidos conspirando contra seu país, mas sim investigando uma quadrilha internacional que se baseia em Miami e que já realizou diversas ações terroristas contra civis e cidadãos comuns. O objetivo deles era exatamente salvar vidas e defender Cuba de ataques   criminosos   cometidos desde Miami.

Senhor presidente,

Desde sua primeira eleição, há um grande reclamo para que esta   flagrante injustiça seja reparada. Está em suas mãos fazê-lo. Este é   um gesto   que será entendido pelos  povos do mundo inteiro como atitude de busca do respeito e diálogo  com a nação Cubana  e a correção de uma grave erro. Pelo exposto  encaminhamos  o pedido de  indulto aos 3 patriotas cubanos que ainda seguem em detenção.

Esperamos com sinceridade esta sinalização por um mundo de paz e   respeito entre os povos.
 
Socorro Gomes
Presidente do Conselho Mundial da Paz"