Outras Notícias

educacao para a paz as armas nucleares barreiro 1 20220228 1099418561

No dia 7 de fevereiro 2022, o CPPC dinamizou uma “Conversa sobre a Paz” centrada nas Armas Nucleares, na Escola Secundária de Sto. António, no Barreiro.
Realizaram-se 3 sessões para 3 turmas do 11º ano com a presença, no total, de 60 alunos.
Zulmira Ramos e Armando Farias, respetivamente da Direção e da Mesa da Assembleia, fizeram uma apresentação sobre os problemas da militarização do mundo, as principais causas dos confrontos armados verificados ao longo destes últimos 100 anos, nomeadamente a rapina, por parte do imperialismo, das riquezas
dos povos e da sua dominação.
A eliminação das desigualdades económicas, sociais e culturais é uma condição fundamental na construção da Paz. Mas o que se verifica é a utilização da riqueza criada pelos povos em despesas militares, contrapondo a esta perigosa corrida armamentista a absoluta necessidade de acabar com a fome e construir escolas, hospitais e habitações em países que estão em extrema pobreza.
Foram também referidas outras consequências das guerras, com milhões de mortes, estropiados e refugiados, incitando à participação cívica e à solidariedade e amizade entre todos, desde logo no ambiente escolar.
Debateram-se as consequências do lançamento duma bomba nuclear, quais os países que a possuem e a importância de todos os Estados aderirem ao Tratado de Proibição das Armas Nucleares aprovado em 2017 na ONU, nomeadamente Portugal que ainda
não o assinou.
Informou-se sobre a campanha lançada pelo CPPC para que Portugal assine este Tratado, através duma Petição para ser levada ao plenário da Assembleia da Républica.
Os alunos participaram com muito interesse ao longo das sessões. No átrio da Escola também foi colocada uma exposição do CPPC sobre a Campanha Contra as Armas Nucleares, sendo intenção da Escola incentivar os alunos a elaborarem trabalhos sobre esta temática.