Outras Notícias

A 20 de Maio de 2002 foi oficialmente reconhecida a independência de Timor Leste.

Após 24 anos de resistência à ocupação da Indonésia, consubstanciada na luta armada contra o invasor e numa persistente acção diplomática e política e três anos de um período de transição, uma causa que por muitos considerada impossível, traduziu-se numa realidade: o reconhecimento pela Comunidade Internacional da República Democrática de Timor Leste.

A independência de Timor Leste é, antes de tudo, a resultante da determinação de um povo que assumiu clara e frontalmente o seu direito inalienável a decidir do seu próprio destino, mas também a da solidariedade militante de milhões de cidadãos, em todo o mundo, com esta justa causa.


Essa determinação ficou bem expressa na consulta popular de 30 de Agosto de 1999, em que 78,5% dos timorenses, recusando um estatuto de autonomia dentro do Estado Indonésio, assumiram claramente a sua vontade de serem independentes.

Uma causa que contou com o apoio determinado de amplas camadas do povo português e das forças que no nosso país lutam pelo direito dos povos, pelos valores da solidariedade e da paz.

O Conselho Português para a Paz e Cooperação – CPPC- que se orgulha de ter estado, desde sempre e de uma forma activa, entre os que souberam identificar-se com as aspirações do Povo Timorense, reitera-lhe a sua fraterna e incondicional amizade nesta nova fase da luta pela consolidação de um estado soberano na senda do progresso, da paz e do bem-estar dos seus cidadãos.


A Direcção Nacional do CPPC