Outras Notícias

76 aniversario da vitoria sobre o nazi fascismo celebrar a vitoria defender a paz 1 20210517 1490806141

Assinala-se a 9 de Maio o 76º aniversário do Dia da Vitória.
Após a tomada de Berlim pelo Exército Vermelho, a 2 de Maio, e com a Alemanha nazi a assinalar a sua rendição incondicional no dia 8, milhões de pessoas comemoram finalmente a 9 de Maio de 1945 o fim da mais mortífera e destruidora guerra que a Humanidade jamais conheceu.
Mais de 50 milhões de pessoas perderam a vida na Segunda Guerra Mundial. De entre os crimes do nazi-fascismo, o horror dos campos de concentração e de extermínio nazis figuram entre os mais hediondos.
Mas a história da Segunda Guerra Mundial é sobretudo a história dos que resistiram e lutaram contra a barbárie nazi-fascista. Por isso, comemorar o dia da Vitória é homenagear os milhões de homens, mulheres e jovens que lutaram e resistiram, entregando as suas vidas se necessário, para libertar o Humanidade da barbárie nazi-fascista.
De entre estes, é justo salientar o papel do povo Soviético e do Exército Vermelho, que, à custa de mais de 20 milhões de mortos e de enormes sacrifícios, mudaram de forma decisiva o rumo da guerra.
Como é justo sublinhar o papel da resistência antifascista, que lutou corajosamente contra as forças de ocupação nazis e demonstrou a força da unidade dos antifascistas na luta pela liberdade e paz.
Como também importa ter presente o papel da Coligação dos Países Aliados, que se formou no decurso da guerra.
Tendo nascido pouco mais de um mês após o fim da guerra, a Carta das Nações Unidas inaugura um tempo novo nas relações internacionais, de importantes avanços no direito à auto-determinação dos povos, na soberania dos Estados, na paz e cooperação, no progresso social, mudando a face do mundo.
Apesar de ser desrespeitada, particularmente pelas potências ocidentais, através de guerras de agressão ou da imposição unilateral de sanções e bloqueios contra povos e países, a Carta das Nações Unidas consagra importantes princípios para a defesa dos direitos e soberania dos povos.
O Conselho Português para a Paz e Cooperação comemora esta data sublinhando a importância de prosseguir a construção de um mundo de paz, de soberania e de progresso social, que continua a ser abraçado por milhões de homens e mulheres, 76 anos depois da Vitória sobre o nazi-fascismo, defendendo a liberdade e a paz e afirmando não ao fascismo e à guerra.